top of page

Neuroplasticidade e Reabilitação

Considerações: Neuroplasticidade para o tratamento de Reabilitação: O que eu aprendi na minha formação em Neurociências com o Prof. Nelson Anunciatto:

O Sistema Nervoso Central (SNC) controla, coordena, integra os nossos sistemas corporais. É responsável pela homeostase de si próprio e de todos os outros sistemas do organismo.

Seu desenvolvimento é influenciado pelo programa genético e pelos fatores epigenéticos (micro-ambiente intra-uterino e entorno).

E as diferenças individuais se dão pelos fatores endógenos (moléculas, células...) e fatores exógenos (entorno, aprendizado, emoções, experiências, memória,...). Assim a comprovação de que os fatores ambientais podem influenciar em seu aperfeiçoamento.

Para o seu bom funcionamento é de extrema importância variabilidade de informações, novas experiências... Assim, já uma dica para a reabilitação. Os objetivos terapêuticos do tratamento devem ser baseados em fornecer uma diversidade de informações para o SNC dos pacientes.

Os processos plásticos estão presentes a todo o momento e uma recuperação funcional poderá ocorrer mais facilmente, pois os neurônios não lesados têm a possibilidade de formar novas sinapses e escolher outras vias para seguir.

A experiência sensitiva/sensorial é de fundamental importância para o controle e desenvolvimento motor. Certamente quanto mais adequada à estimulação sensitiva (porta de entrada para o SNC), melhor a possibilidade de recuperação funcional do paciente.

O funcionamento do Sistema Nervo Central: funções executadas por redes neuronais, somatório de contribuições de vários neurônios espalhados no SN e não por centros isolados. Pelo Mapa Funcional atividade isolada, não explica função. Deve- se levar em consideração: Contexto, Modulação, Plasticidade.

Abandona-se, cada vez mais, o conceito de um SN silente e imutável e vislumbra-se, a cada novo instante, um Neuro-Universo mais dinâmico e responsivo.

Portanto, a correta reabilitação trazendo estímulos, aprendizagem, reaprendizagem, novas interações, possibilidades, funciona.

É na Terapia Ocupacional onde tudo se encaixa.

bottom of page